Qual a mais saudável, Pepsi ou Coca-Cola?

No sentido saudável, qual é menos pior, Coca cola zero ou Ice tea Lipton?

A grande verdade é que se for para relevar o que é saudável, não se deve mesmo consumir diversos alimentos porque estes não contribuem em nada (nem nutricionalmente ou funcionalmente) e ainda sabotam a saúde! Mas é viável definir uma escala do menos pior no presente questionamento e com exemplos destacados.

Sob um primeiro olhar (bem) crítico, especialmente no âmbito bromatológico e fitoquímico, podemos dizer que o Lipton Ice Tea é de fato o menos pior. O que lhe advoga em favor é que se trata basicamente de um extrato aquoso de chá preto, ou seja, é produzido basicamanente à partir de uma infusão das folhas tostadas da Camélia (Camelia/Tea sinensis) e fora isso a sua formulação incorpora suco de fruta (bem pouco por sinal), aromatizante, antioxidante, acidulante e edulcorante. Não se trata de um alimento nutricionalmente relevante e mesmo possuindo Ácido Ascórbico (Vitamina C) em sua formulação, tal vitamina foi adicionada para ser um agente antioxidante e do ponto de vista prático é uma fonte bem medíocre — menos do que um pedaço de Caju, uma Acerola ou mesmo meio Kiwi. Mas cabe destacar que, por ser um extrato aquoso da Camélia, ele incorpora muitos compostos funcionais como os Ácidos Caféicos e Flavonóides, que são de fato agentes antioxidantes benéficos à saúde e ainda exercem um leve efeito diurético. Por fim cabe citar que a composição de agentes acidulantes, em especial do Ácido Fosfórico, que não é muito favorável à saúde por favorecer a erosão dentária (isso depende do consumo e da escovação regular) e afora isso os demais aditivos não representam problemas de ordem maior, mesmo que alguns tagarelem sobre os edulcorantes.

Cada um é livre para escolher o que beber, bem como há de colher as consequências dos hábitos de consumo que nutre…ou se desnutre por assim dizer. E sempre cabe levantar a questão: -Você terá condições de arcar com as consequências à sua saúde? Que cada um pense e reflita antes de reclamar dos preços dos medicamentos que paga ou irá pagar…

Por último temos a Coca Cola Zero e a Coca Cola comum, na sequência pois o que coloca a versão comum em último é o seu alto teor de açúcares — da ordem de 25 a 30g por 200ml, mais que o dobro das versões fabricadas na Europa por exemplo. E cabe enfatizar aqui que o excessivo dulçor não é perceptível por conta dos agentes acidulantes, da qual temos o famigerado Ácido Fosfórico já citado anteriormente e cujos poblemas no consumo frequente vão além do escopo dentário (podem favorecer a depleção de íons importantes como o Ca++ e o Mg++). A alta carga de sacarídeos é um fator nitidamente cardiogênico, obesogênico, dislipidogênico, sem esquecer que favorece a ocorrência de cólicas junto com o fato de se tratar de uma bebida carbonatada. Na versão Zero não há os problemas relacionados aos carboidratos, mas não muda o fato de que ainda detém elevada acidez e que o extrato da Noz de Cola (Cola acuminata), que é a base da Coca Cola, não detém nenhum valor nutricional ou mesmo funcional, tampouco servindo para alguma diurese ou “contrabalançar” os efeitos de uma ressaca.

Por isso que não é de se admirar como as bebidas carbonatadas, vulgo refrigerantes, não servem mesmo para nada e apenas sabotam a saúde, enquanto enchem os bolsos dos empresários deste ramos…